O que significa ser sal e luz?

16:14

O Senhor, no contexto de Mateus 5.13-16, disse que precisamos ser "sal e luz". Mas o que significa isso?


O sal, além de outras funções que encontram paralelo no ministério da Igreja, atua como agente que proporciona sabor. A aplicação desta ideia, em paralelo à subsequente ilustração da luz, é a de que o discípulo de Cristo precisa impactar positivamente a humanidade (vv. 14-16). A ideia básica aqui é a de que algo que existe para ficar em evidência não pode se abster de sua incumbência e de sua razão de ser. Se o discípulo de Cristo precisa fornecer luz a todos (v. 15), e a ideia de luz abrange a provisão de influência e direção corretas (Sl 119.105; 1Jo 1.7), ele, necessariamente, precisa assumir seu ofício e EXERCER INFLUÊNCIA, o que resume o percurso temático de todo o trecho em estudo.


As implicações desse chamado ao cristão de exercer influência positiva e piedosa sobre a humanidade segundo os valores de Deus, são: (I) ele precisa, necessariamente, se posicionar diante das questões da humanidade e (II)  renunciar atitudes omissas diante das questões sobre as quais Deus se pronuncia. Observe que essas duas conclusões são apoiadas pelo contexto imediato da perícope, que alerta para a realidade da perseguição consequente à afirmações e atitudes resolutas biblicamente (vv. 10 - 12).


Por exemplo, há dias atrás, no contexto das manifestações, alguns cristãos se perguntaram se seria correto participar de reivindicações desse tipo. E aos que perguntaram a mim, minha resposta foi: nada poderia ser mais correto! E por que? Porque precisamos ser "sal e luz"! Precisamos exercer impacto positivo sobre a sociedade. Não podemos nos omitir diante das questões que põem em cheque os princípios da justiça e da liberdade, e que encontram sua origem em Deus.


Enfim, ser "sal e luz" não significa, como imaginam alguns, simplesmente verbalizar o evangelho a outrem. Antes, significa viver o evangelho e SER o evangelho. Ser "sal e luz" não significa tanto falar de Deus às pessoas quanto "ser Jesus" para elas. Isso sim é impacatar o meio como o sal e a luz o fazem.


Posts Relacionados

0 comentários

Curta no Facebook